Sólido geométrico – 7ª A,B

Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada. Há dois tipos de sólidos geométricos.

Poliedro

Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.

Exemplos deles incluem:

Tetraedro: é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

Cubo: é o hexaedro regular. É um dos cinco Sólidos Platónicos.

Octaedro: é um poliedro de oito faces. Tem 6 vértices e 12 arestas. Pode também ser chamado Bipirâmide quadrada. O octaedro regular é um dos cinco Sólidos Platónicos.

Dodecaedro: é um poliedro de 12 faces.Um dodecaedro regular é constituído por 12 pentágonos regulares e é um do Sólidos Platónicos.

Icosaedro: é um poliedro convexo de 20 faces.Um icosaedro regular, é constituido por 20 triângulos equiláteros e é um dos Sólidos Platónicos.O icosaedro também pode ser chamado tetraedro snub pois a snubificação de um tetraedro regular dá um icosaedro regular. O estudo das figuras geométricas sólidas perfeitas, como o Icosaedro é de tamanha importância para a matemática, mais especificamente a geometria espacial.

Paralelepípedo:  Em geometria, um ‘paralelepípedo’ é uma forma tridimensional cujas 6 faces são paralelogramos. O paralelepípedo pode ser definido de três formas distintas:

  • É um prisma cuja base é um paralelogramo;
  • É um hexaedro do qual cada face é um paralelogramo;
  • É um hexaedro com três pares de faces paralelas.

Os paralelepípedos constituem uma subclasse dos prismatóides.

Prisma: Um prisma é todo poliedro formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes (também chamadas de bases) ligadas por arestas. As laterais de um prisma são paralelogramos. A nomenclatura dos prisma é dada de acordo a forma da bases. Assim, se temos hexágonos nas bases, teremos um prisma hexagonal. O prisma pode ser classificado em reto quando suas arestas laterais são perpendiculares

Não poliedros

São todos os demais sólidos geométricos que não se encaixam na categoria de poliedro, ou seja, ao menos uma de suas faces não é um polígono.

Exemplos deles incluem:

Esfera: A esfera pode ser definida como “um sólido geométrico formado pelo conjunto de pontos contidos num espaço P e C (centro), em que a distância do centro ao ponto P seja menor ou igual ao raio dessa esfera, ou semelhante ao ponto C . A esfera também pode ser vista como um sólido de revolução, obtido pela rotação completa de um semicírculo em torno do eixo que contém um diâmetro, isso se chama semicircuferência, que também pode ser realizado em outros tipos de formas geometrica.

Uma esfera é um objeto dimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma rolha ou de uma terra. Na física, esfera é um coiso (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade ou educado) capaz de colidir em outros objetos que ocupam espaço. Uma curiosidade que todos devem saber é que nem todo objeto redondo é uma esfera, ou seja , aquele que não tem nada dentro de si não é uma esfera é apenas uma demostração tipo bola de futebol, e exemplo de esfera é a terra , pois ela não é oca.

 

Cone:  Um cone é um sólido geométrico formado por todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto V (vértice) em comum e a outra extremidade em um ponto qualquer de uma mesma região plana R (delimitada por uma curva suave, a base).

Cilindro: Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.

Toro: Toro ou Toróide – é um espaço topológico homeomorfo ao produto de dois círculos. Apresenta o formato aproximado de um pneu.

Elipsóide: Em matemática, um elipsóide (AO 1990: elipsoide) é um sólido que resulta da rotação de uma elipse em torno de um dos seus eixos.

About these ads

Sobre Blog do Professor Junior

Blog educacional

Publicado em 30/08/2011, em Conteúdos e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. O.O’ Q Lombraa Emm !

  2. Q `Diacho é Isso

  3. Q diabos e isso?

  4. é muito legal usei a sua obra para fazer um desenho muito shoow

  5. estava procurando perguntas sobre esse assunto e isso me ajudou bastante
    parabem esse site e maneiro

  6. nathalia fonseca

    da hora os desenhos eu gostei muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 70 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: